A Fabricante Tudor oferece algumas dicas para aumentar a vida útil da bateria.
Você pode conferir todas as elas no site da fabricante, pelo endereço http://tudor.com.br/pt_br/produtos/automotiva-leve/dicas-uso
Por hora, vamos mostrar 7 dicas básicas que não exigem um conhecimento muito aprofundado em mecânica.
São elas:
- Dê a partida com os equipamentos desligados;
- Evite que os equipamentos fiquem ligados com o veículo parado;
- Cheiro estranho vindo da bateria é indício de sobrecarga;
- Certifique-se que a bateria está bem presa ao suporte;
- Faça a revisão da parte elétrica a cada 30.000 Km;
- A Bateria reserva deve ser verificada mais de 3 vezes no ano;
- Tenha sempre o certificado de garantia.
Dê a partida com o carro desligado
O motor de arranque consome muita energia da sua bateria. Se você ligar o carro com os equipamentos ligados a bateria pode ser prejudicada. Não a force desnecessariamente.
Evite que os equipamentos fiquem ligados com o veículo parado
Muitas pessoas caem na tentação de usar a bateria do carro para ficar no ar condicionado, ouvir música e até recarregar o celular. Lembre-se que a energia da bateria do seu carro não é infinita. E usá-la assim só vai desgastar mais a peça, reduzindo assim a sua vida útil.
Obs.: Mesmo com o veículo totalmente desligado, algum componente pode consumir a energia em baixo consumo. É o caso de alarmes, por exemplo. Depois de um tempo, toda a energia do automóvel acaba.
Cheiro estranho vindo da bateria é indício de sobrecarga
Abra o capô do carro e preste atenção se algum odor provém da bateria. Mas tome cuidado, não vá se intoxicar. Caso você perceba algum cheiro estranho, procure a ajuda de alguma loja especializada. A bateria pode estar sofrendo sobrecarga. Isso pode ser perigoso.
Certifique-se que a bateria está bem presa ao suporte
Do contrário, ela a parte externa da bateria pode ser danificada, e até mesmo a vida útil é drasticamente diminuída.
Faça a revisão da parte elétrica a cada 30.000 Km
Dessa forma, você tem a certeza que o sistema elétrico está funcionando perfeitamente e que os outros equipamentos estão recarregando a sua bateria efetivamente.
Você gasta um pouco mais de esforço mas aumenta a durabilidade da peça. Afinal, todos sabem que a manutenção é uma vantagem a longo prazo.
A Bateria reserva deve ser verificada mais de 3 vezes no ano
Algumas pessoas têm aquela bateria reserva para trocar em casos de emergência. Para elas, a recomendação é realizar a verificação da bateria a cada 100 dias. Isso vai dar um pouco mais de 3 verificações no ano.
Tenha sempre o certificado de garantia Tudor
Guarde no seu veículo o certificado de garantia devidamente preenchido. Se acontecer algum problema com a bateria, você será atendido mais facilmente em qualquer centro de atendimento Tudor no país.
Ainda com dúvidas quanto aos cuidados com a bateria Tudor? Acesse http://tudor.com.br/pt_br/contato e obtenha todas as informações.